WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

 VIZINHOS                                                                                    

A IMPORTÂNCIA DOS VIZINHOS

Os vizinhos e as relações de vizinhança são um elemento fundamental na segurança residencial. Como ALERTA, os vizinhos desempenham o papel de alarme e de vigilância: ouvem vidros a partir, ouvem pedidos de ajuda, ouvem o ladrar insistente dos cães, ouvem as sirenes dos alarmes, vêem estranhos a saltar de janelas, a passar bens sobre vedações, dão pela falta de um vizinho na hora do costume, dão por movimento quando é suposto a casa estar vazia,etc.

FORMALIZAR AS RELAÇÕES DE VIZINHANÇA

Entre nós as relações de proximidade estão na "massa do sangue". Mas a verdade é que o ritmo urbano e o anonimato crescente nas cidades, já não alimentam as relações de entreajuda que caraterizavam as nossas aldeias.

Em países de relações menos calorosas, como os países anglosaxónicos, as relações de vizinhança têm sido formalizadas em grupos de vizinhos, como resposta aos problemas de insegurança. São eleitos coordenadores, os vizinhos conhecem as rotinas dos vizinhos mais próximos e adotam comportamentos mais ativos como por exemplo, anotam matrículas de carros que têm comportamentos estranhos, avisam-se mútuamente se detetam campanhas de venda porta a porta etc.
Este tipo de organizações são apoiadas pela polícia e têm permitido baixar os níveis de criminalidade nas zonas onde foram criados, e contribuíram também para baixar índices de sinistralidade rodoviária, melhorar o apoio a idosos isolados etc, por tornarem a comunidade mais atenta ao que é comum.