WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

 VIDEO VIGILÂNCIA                                                                          

A vigilância baseada no protocolo de internet IP.é já hoje uma garantia de equipamentos e sistemas cada vez mais acessíveis, fiáveis e flexíveis. A configuração destes sistemas, tem-se tornado cada vez mais fácil. 

A utilização do protocolo IP aliado ao uso de câmaras digitais permite inúmeras vantagens:  Abaixamento de preços, melhor qualidade de imagem, armazenamento mais fácil, gestão de várias câmaras e encriptação para aumento da segurança

AUTO VIGILÂNCIA

A activação do alarme estabelece uma ligação com o proprietário da casa ou pessoas por ele definidas. Este contacto é habitualmente feito através de uma chamada telefónica com mensagem gravada, mas também pode surgir por sms ou e mail. 

Como estas centrais incluem um módulo intercomunicador, a pessoa alertada pode entrar em contacto verbal com o interior da casa para saber qual é a situação e se adequado, desactivar o alarme. Como cada vez mais os alarmes incluem conexões com câmaras de vigilância, é possível, via internet, o acesso às imagens captadas por essas câmaras, seja em telemóveis, tablets ou computadores portáteis. Se o sistema de alarme não possuir essas ligações, é sempre possível ter um sistema paralelo de câmaras ao qual se acede via internet após receber informação do alarme.

CAPTURA E GRAVAÇÃO DE IMAGENS

É já antiga esta solução de vigilância. Seja com visualização em tempo real, seja com gravação de imagens, há muito que nos habituámos a ver os avisos de vigilância nos lugares públicos e nas empresas. A novidade dos últimos anos é a redução dos preços e a consequente vulgarização, a diminuição dos tamanhos e das dificuldades de configuração e utilização.

Estas alterações tornam esta forma de protecção acessível a cada vez mais famílias. Se a vigilância em tempo real não é a solução mais procurada, pelos custos e por questões de privacidade, já a gravação ou a visualização em caso de disparo de alarme se estão a tornar cada vez mais frequentes. Os preços das câmaras são ainda elevados mas a tendência será para redução dos preços.

LIGAÇÃO A EMPRESA DE VIGILÂNCIA

Diversas empresas de vigilância oferecem regra geral pacotes completos, equipamento, instalação em condições standard e subscrição mensal do serviço de vigilância.
O alarme está ligado à central de vigilância da empresa e em caso de disparo de alarme um operador desta central entra em contacto por voz e acede a imagens do local para saber o que se passa.
Em função das empresas e do contrato estabelecido, tomará diversas medidas que irão desde o alerta às autoridades e ao proprietário, até ao envio de um vigilante ao local para se certificar da ocorrência. 

Hoje em dia, o sistema montado por estas empresas já permite alguma autovigilância pois em alguns casos é possível aceder a imagens do interior da casa via telemóvel ou computador. São vantagens acrescidas na vigilância do interior da habitação.