WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

  VEDAÇÕES                                                                                        

Embora sejam quase uma constante em casas térreas com jardim, não deixamos de, por vezes, as encontrar também,  em prédios de apartamentos, a proteger zonas térreas, terraços etc. 


Os materiais são variadíssimos, indo da simples rede ao vidro temperado, passando pelas vedações metálicas, em madeira, de vegetação ou muros de alvenaria ou pedra. 


As vedações servem basicamente três propósitos:

  Garantir privacidade.   

  Impedir a saída de animais, crianças, objectos.   

  Impedir a entrada de estranhos. 


A procura de privacidade, compromete muitas vezes a segurança, já que permite aos gatunos, uma vez ultrapassada a vedação, actuar ao abrigo de olhos exteriores.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Não basta ter uma vedação para garantir a segurança de um espaço. A construção da vedação deve ser adequada aos objectivos e ter em conta a envolvente em que se integra a casa.Se necessário, deverá integrar elementos que reforcem a dificuldade em a transpor.


A zona próxima do portão e a entrada de casa devem ser visíveis a partir do exterior. Se esse espaço é também usado como zona de lazer, é possível recorrer a telas de enrolar que garantem privacidade quando se deseja e segurança quando necessário. 


A melhor forma de prevenir o escalamento de uma vedação é que seja concebida de forma adequada. Muitas vedações oferecem aos gatunos a forma de serem transpostas; ligações horizontais entre elementos verticais que são autênticos degraus, saliências em muros sobre os quais se instalam painéis metálicos ou redes, etc. Para dificultar a transposição destas vedações pode-se recorrer a diversos estratagemas: Arame farpado, muito comum em vedações de rede, pontas de vidro em muros de alvenaria, pontas afiadas em vedações metálicas. Estão disponíveis no mercado, barras plásticas compontas afiadas que podem ser aplicadas sobre muros de alvenaria, paliçadas de madeira, portões metálicos etc