WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

(Neste separador encontra os temas.  A Compra de uma Porta  e  Abertura de Portas)

A COMPRA DE UMA PORTA                                                              

Sendo um objecto de uso frequente não damos a devida atenção à porta de nossa casa, apesar de as estatísticas mostrarem que em cerca de 80% dos assaltos a casas, o assaltante entra pela porta. Não faz sentido ter televisões, telemóveis,computadores, etc, no valor de três, ou quatro mil euros, protegidos por uma porta de baixa qualidade, para poupar 500 euros.  Aqui, poderá encontrar informação base sobre portas, Aro ou Aduela de Porta, Portas Blindadas, Portas de Segurança, que é importante conhecer melhor pois influenciam a sua segurança. Poderá assim, tomar decisões de forma mais esclarecida. 

UM ESCLARECIMENTO: PORTA DE SEGURANÇA versus PORTA BLINDADA

Porta de Segurança

É a porta que é já fornecida de fábrica com a chapa de protecção, fechaduras com várias trancas, reforços anti-furação, esqueleto metálico interno aro anti-arrombamento etc. Estas portas proporcionam não só mais segurança como também mais conforto, já que, regra geral, isolam melhor do ponto de vista acústico e térmico. 

A segurança destas portas depende de vários factores que deve ter em conta e avaliar como um todo: A qualidade intrínseca da porta, a qualidade da montagem, a qualidade da fechadura  e, em alguns tipos de fechadura, a qualidade do canhão. A expressão porta de alta segurança, é usada para acentuar alguns aspectos que reforçam a sua capacidade de resistir a tentativas de arrombamento.

Porta Blindada

É regra geral o nome dado a uma porta comum em cuja face interior se colocou uma chapa metálica em simultãneo com o reforço das dobradiças, quer pela colocação de mais dobradiças para suportar o peso adicional, quer pela sua substituição por modelos mais robustos. Regra geral a fechadura é também substituída, por uma de segurança superior e o aro da porta é reforçado por forma a garantir a integridade do conjunto.  Esta é uma opção que tende a caír em desuso, pois as diferenças de preço começam a ser relativamente pequenas relativamente às portas de segurança.


COMPONENTES E ACESSÓRIOS PARA PORTAS
A segurança de uma porta depende ainda de um conjunto de acessórios, alguns indispensáveis, que influenciam muito a segurança da porta e aos quais deve ser dada a mesma atenção que à porta e à fechadura. Estamos a referir-nos à Aduela ou Ombreira da Porta, a Dobradiças, a Vidros, aos Limitadores de abertura e aos Óculos ou Visores de porta. Se necessitar,                           clique aqui para saber +. 


O MATERIAL DAS PORTAS

O material em que são fabricadas as Portas e as suas Aduelas ou Ombreiras tem uma influência muito grande em todo o seu comportamento futuro. Seja ao nível da capacidade de resistir a uma qualquer tentativa  de arrombamento, seja o de manter as características dimensionais, a integridade do funcionamento, a protecção da fechadura etc, ao longo da sua vida útil. 

Se quiser saber mais sobre os diversos materiais empregues no fabrico de portas, Madeira, Aço, Alumínio, PVC...                                clique aqui para saber +


ABERTURA DE PORTAS                                                                    

Apesar da urgência que a situação regra geral exige, não deixe de seguir alguns princípios base.

Para os conhecer,   clique aqui para saber +

 Veja o vídeo abaixo:   PORTA DE ENTRADA: o essencial