WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

JANELAS                                                                                            

As janelas são um dos pontos de entrada mais descurados nas habitações. Se quem vive em vivendas ou pisos térreos está mais habituado a ter cuidado com as janelas, quem vive em pisos elevados não deveria descurar a segurança das suas janelas.

A verdade é que cada vez mais os gatunos entram num apartamento pela porta e depois passam aos apartamentos vizinhos por uma varanda, quer estejam num 1º ou num 10º andar! São os assaltos por escalada.  

A segurança de uma janela depende das características dos vários elementos; aro e caixilho, vidro, painéis, fecho, ferragens, etc. Basta que um deles seja fraco, para que a segurança da janela seja também toda ela, fraca. Sob o conceito de janela, incluímos as portas de varandas e terraços.
           



TIPOS DE JANELAS

Embora existam muitos tipos de janelas, a maioria ainda é, ou de batente ou de correr. As janelas basculantes têm utilizações específicas, mas deram origem a um tipo misto que goza de uma procura crescente as oscilo-batente. Do ponto de vista da segurança as janelas de correr são as que apresentam maiores fragilidades, já que, regra geral, são instaladas com fechos demasiado simples e sem dispositivos, que impeçam que sejam retiradas do sítio por simples elevação. As janelas de batente são regra geral de pequena dimensão e apresentam melhores condições de segurança

Embora nas chamadas “janelas de sacada”, até ao chão, a opção mais comum seja de ter toda a superfície envidraçada, é defensável a opinião de que a metade inferior poderia ser preenchida por painéis opacos; baixa-se o preço, aumenta-se o isolamento térmico e acústico e aumenta-se o nível de segurança, não só por o painel ser mais resistente do que o vidro, mas também porque no geral a janela se torna mais forte e menos deformável. 


ARO DA JANELA

O aro deve ser robusto, estar bem fixo à parede. Deve ser concebido de forma a dar suporte adequado, quer às dobradiças em que vai trabalhar a janela, quer às ferragens em que se vão fixar os fechos da janela.O caixilho deve ser indeformável e suficientemente forte para suportar o vidro, fechadura e outros acessórios.Deve encaixar com a folga mínima no aro para facilitar a estanquicidade desejada, mas também para dificultar o arrombamento. São fabricados em diversos materiais, que lhe conferem propriedades diferentes.


VIDRO E SEGURANÇA


O Vidro é um elemento essencial em janelas, é na verdade a razão de ser da própria janela. Existem muitos tipos de vidros, vidros para isolamento térmico, vidros decorativos e também vidros de segurança anti-intrusão. É conveniente conhecer as características dos tipos mais comuns. As películas para vidro vão ganhando cada vez mais espaço no palco da construção moderna. São muito eficazes do ponto de vista térmico e igualmente do ponto de vista da segurança anti intrusão.


SEGURANÇA DE JANELAS

A importância das janelas na segurança de uma casa é frequentemente descuidada, sobretudo quando falamos de residências em andares mais altos. É um erro! São cada vez mais os assaltos a andares elevados, em que a entrada se dá pelas janelas, seja por o gatuno dominar as técnicas de alpinismo, seja por serem acedidas a partir das janelas ou varandas dos vizinhos.

Aconselhamos a que se dê mais atenção à proteção anti intrusão de janelas, dos fechos às grades, das dobradiças aos estores e portadas. Para saber mais...      clique aqui


 Veja o vídeo abaixo: JANELAS DE CORRER: informação básica