WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

 GUARDA NOTURNO                                                                      

UM ELO DE UMA CORRENTE 

Não existe uma solução mágica para garantir a segurança da nossa casa. Existem, isso sim, várias soluções que, usadas em conjunto, como elos de uma corrente, garantem bons níveis de segurança. 
E que soluções, que elos, são esses? Alarmes, fechaduras, grades, iluminação, e ... o Guarda Noturno. Sim! O Guarda Noturno! Muita gente parece achar que é uma figura desnecessária, que é uma duplicação desnecessária e mais fraca, da polícia, o que é uma forma errada de olhar para o Guarda Noturno.

UMA COMPARAÇÃO
Em termos de segurança residencial, poderemos comparar, embora de uma forma simplista, a Polícia ao exército de um país, (grande número de elementos, equipamento significativo e grande visibilidade). E o Guarda Noturno? O Guarda Noturno é comparável,  simplificando também um pouco, aos serviços de inteligência e informação, (menos elementos, menor visibilidade e equipamento).
Pela natureza da atividade, o Guarda Noturno conhece muito bem a sua zona de atuação, já que frequentemente é aí que reside, acumula diversos anos de experiência e conhecimento do "terreno": zonas mais expostas ao crime, horas mais sensíveis, métodos de atuação mais comuns, faltas de cuidado mais frequentes dos residentes, etc.
Além disso, o Guarda Noturno tem acesso privilegiado a muita informação, por parte dos residentes, dos comerciantes, da polícia, que permitem uma elevada capacidade para prevenção do crime.

CONTRA O GUARDA NOTURNO

Contra o Guarda Noturno, está ... a sua eficácia! 

É que a segurança não se vê e não deixa marca, ao contrário da insegurança. 

Quando de manhã chegamos ao carro e o encontramos em ordem, não sabemos, por exemplo, que naquela noite, às 4 da manhã, o acender dos máximos do carro do Guarda Noturno, ou a pergunta, "precisam de alguma coisa?" foi o suficiente para afastar o grupo de indivíduos que rondava o nosso carro. 


A ATIVIDADE DE GUARDA NOTURNO
Com atividade regulamentada entre nós desde o reinado de D. João I, 1383, o Guarda Noturno é um sinal de saúde de uma comunidade. Não recebendo qualquer remuneração do estado, vive apenas das contribuições dos residentes, o Guarda Noturno é herdeiro das tradições comunitárias das nossas aldeias, em que se dividiam por todos, os custos inerentes ao uso de certos equipamentos ou ao desempenho de certas tarefas por terceiros.

A sua atividade, obrigações, objetivos e limites estão perfeitamente definidos pela lei. Para além disso o Guarda Noturno trabalha em forte sintonia com a polícia. Por exemplo o seu tempo de trabalho diário, começa e termina obrigatóriamente na esquadra a que está ligado, onde assina o livro de ponto, estando sujeito ao pagamento de coima se se atrasar. Trata-se pois de uma actividade bem regulamentada, horários, fardamento, arma, etc, que é desempenhada em íntima ligação com as autoridades policiais e com outros guardas noturnos.

Para além dos serviços de vigilância e prevenção, o Guarda Noturno presta ainda outro tipo de serviços aos seus contribuintes durante o período noturno: compra de medicamentos, apoio em situações de emergência, acompanhamento noturno de pessoas que tenham de sair durante a noite, alerta para situações de risco como janelas abertas, carros mal fechados, faróis acesos e ainda aviso às entidades adequadas de situações de interesse geral como fugas de água, iluminação pública avariada, incêndios, acidentes, etc..

LISTA DE CONTATOS DE GUARDAS NOTURNOS

Apresentamos de seguida uma lista de contatos de Guarda Noturnos, que iremos ampliando à medida que tomemos conhecimento de mais contatos. Se existe um Guarda Noturno na sua área, não deve hesitar. Junte-se à comunidade e contribua com a quota mensal.

GONDOMAR
Baguim do Monte -  Delfim Rodrigues: 936 518 211 - 965 791 494  dgn@live.com.pt 

OLIVEIRA DO BAIRRO
Oiã - Marcos Freitas: 910 188 579  966 404 717 nandofreitasgn@hotmail.com

VILA NOVA DE GAIA
Mafamude - António Vieira: 916 518 006  gnmafamude@gmail.com

LOURES
Cidade Novagn.paulo@sapo.pt
Sto. António dos Cavaleirostimtimcoelho@gmail.com
Infantado - gn_roberto@hotmail.com

ODIVELAS
Caneçasluis.alves@kanguru.pt
Olival Basto - gnbpires@gmail.com
Póvoa de Sto. Adriãognnobrega@gmail.com
Chapim/Codivel/Ribeiradapaulomateux@gmail.com

VILA FRANCA DE XIRA
Alverca - Virgilino Pacheco: gn.v.pacheco@sapo.pt
Póvoa de Sta. Iria/Forte da Casa- Joaquim Valadas: gnspacheco.valadas@gmail.com
Vila Franca de Xiragnsobralvfxira@gmail.com

AMADORA
Venteira-Este - Jorge Cavalheiro: 917212802 gn.venteira.igreja@gmail.com 
http://gn-venteiraeste.blogspot.com/
São Brás - Álvaro Oliveira: 967773720 / 937773720  gn.sbras3@gmail.com 

LISBOA
Alvalade - Jorge Cabral: (18ª esquadra da PSP) j.cabral.gn@gmail.com
Lumiar e Telheiras - Domingos Filipe: (19ª esquadra da PSP) gnfilipe@gmail.com
Pedrouços, Belém, Restelo - Rossino Mestre: (26ª esquadra da PSP) gn.mestre@hotmail.com

PORTIMÃO
Alvor - Américo Luz - 961 049 942 


FARO
São Pedro - Nelson Isidro: 925 915 332 nelson_isidro@hotmail.com        
- António Ambrósio: 925 915 288  guardanocturnofaro.area3@gmail.com