WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

 ALARME                                                                                             

A IMPORTÂNCIA DE UM ALARME

A presença de um alarme é uma das melhores formas de dissuasão de um assaltante. A generalidade dos assaltantes evitam casas com alarmes e mais de 90% abandonam o local de assalto quando o alarme é activado. 

O custo dos alarmes de qualidade tornou-se acessível, pelo que deveriam ser equipamentos presentes em todas as habitações. 

A vulgarização de algumas tecnologias, permite,  que certos alarmes vão para além dessa primeira função e permitam a gestão de entradas e saídas, permitem ligar e desligar equipamentos no interior da casa, abrir a porta da rua remotamente, etc.São muito úteis se em casa vivem menores, idosos ou trabalhe pessoal externo.

COMPONENTES DE UM SISTEMA DE ALARME

Um sistema de alarme é constituído por diversos componentes. Apresentamos uma breve descrição dos elementos básicos, que são comuns em todos os sistemas de alarme. Chamamos a atenção para o facto de os diversos fabricantes apresentarem, componentes de uso mais específico, que variam de fabricante para fabricante.                   Clique aqui para saber+

ALARMES SEM FIO

Os alarmes sem fio são a opção mais procurada e terão uma fatia de mercado que se aproxima dos 80%.Como a comunicação entre os vários componentes do sistema é feita via rádio a instalação é fácil o que torna este tipo de alarme numa solução económica. São versáteis, e desde que a central suporte, podem “crescer” sem custos de instalação. A localização dos componentes pode ser alterada a qualquer momento sem custos significativos.                                                                                                                        Clique aqui para saber+

ALARMES COM FIO

Os alarmes com fio são a solução mais económica para quem os decide integrar num projecto de construção de uma casa. O preço dos detectores e central é mais baixo do que os usados em sistemas sem fio e o custo de instalação não é significativo se esta for feita durante a construção. Caso se deseje instalar um alarme com fio numa habitação já terminada o custo de instalação é elevado. São menos versáteis que os alarmes sem fio.                                                                                                                                          Clique aqui para saber+

DETETORES DE PRESENÇA

Não podem ser considerados alarmes. São dispositivos que integram numa única peça, detector de movimentos ou de abertura e a sirene. São equipamentos de baixo custo e de fiabilidade variável em função da qualidade de concepção e fabrico.São sobretudo, auxiliar da vida familiar nomeadamente quando existirem crianças ou idosos. Podem avisar da abertura de uma porta ou da passagem de alguém com o som suave de um “ding dong”. Pode também ser colocado na porta de armários de remédios ou de produtos de limpeza, no acesso a sótãos, arrecadações, varandas etc. Em caso de assalto com a casa vazia, a eficácia destes alarmes é nula, pois são fáceis de localizar e desarmar e o nível de ruído da "sirene" tem pouca potência.


O espaço exterior levanta problemas específicos, animais domésticos, animais silvestres, acção de factores ambientais como o vento, a chuva, etc, que são resolvidos com meios tecnológicos sofisticados e por isso, regra geral, mais caros. Existem no entanto opções de uso mais simples, mas fiáveis e a preço acessível.Estes sistemas eram concebidos essencialmente para instituições e para habitações com bens de valor elevado no interior ou com ameaças de intrusão elevadas, mas com o abaixamento dos preços, tornam-se progressivamente acessíveis à generalidade dos cidadãos.