WWW . SEGURANCA EM CASA . COM Directório da Segurança Residencial

 ATITUDES ... PARA ADMINISTRADORES DE CONDOMÍNIOS !    

Algumas alterações na sociedade atual colocam novos desafios à segurança dos condomínios, como por exemplo, o aumento das entregas de mercadoria nos domicilios devido às compras on-line, aumento dos serviços prestados no domicílio, a liberalização do setor dos correios, a autonomia crescente dos mais jovens, etc.


As administrações dos condomínios deverão, por isso, assumir novas e crescentes responsabilidades na segurança do condomínio, seja ao nível dos equipamentos instalados (escolha, manutenção, reparação, etc), seja ao nível da motivação e dinamização dos hábitos de segurança entre todos os condóminos.




Uma Nova Visão

A Segurança deve começar a ser vista de uma outra forma pelos responsáveis da gestão de condomínios. Regra geral as preocupações resumem-se à manutenção dos equipamentos de segurança (fechaduras, mola de porta, video porteiro) à colocação de um aviso a pedir para fechar a porta e pouco mais. Era importante que a segurança se autonomizasse face às funções que regra geral dominam a gestão de um condomínio, as quotas, a limpeza e a manutenção. Mesmo sendo assumida em acumulação de funções, a segurança do condomínio só teria a ganhar com esta autonomização.

Regras Base

É fundamental  que todos cumpram as regras base:

-Portas de entrada sempre fechadas. 

-Não abrir a porta a pedidos tipo; publicidade, entrega de pizza, televisão por cabo , etc. 

-Não se afastar da porta da garagem sem ela fechar totalmente. 


Lembretes aos condóminos:

Os hábitos de segurança devem ser recordados aos condóminos nas reuniões, mas também através da colocação de “lembretes” no elevador e na entrada do prédio. Os lembretes serão mais eficazes, se usarem imagens diferentes, se forem colocados em locais diferentes e se mudados com frequência. Se quiser pode baixar livremente os avisos/cartazes que elaborámos para facilitar a sua tarefa. Clique aqui para os ver.

 

Caixas de correio: 

As entregas de correio são o principal ponto fraco na segurança de prédios que ainda não as têm com abertura para o exterior. Não só por provocarem a abertura frequente da porta mas por tornarem um hábito a abertura da porta “a pedido”. A abertura em breve do negócio de entrega de correio a empresas privadas vai aumentar o número de pedidos, verdadeiros, para entrega de correio, aumentando assim as hipóteses de entrada de visitantes indesejáveis. É por isso, fundamental, que se encontrem soluções. Estas passam pela colocação de caixas de correio que dêem para o exterior, ou, quando tal não for possível, de uma segunda porta de acesso ao interior do prédio que fique depois das caixas de correio. 


Portas de entrada:

As portas de entrada e respectivo equipamento (fechadura, dobradiças e mola) estão sujeitos a um uso muito intenso e nem sempre adequado.Deve o condomínio entender que precisa de uma manutenção adequada e de material de qualidade, para que funcione de forma adequada. Como os custos são partilhados, tal como as vantagens, deve optar-se por material de qualidade. Isto não obsta a que não necessite de ser substituído de tempos a tempos. Em muitos casos, é a própria porta que deve ser substituída, ou reparada, pois é ela que está na origem das desafinações da fechadura e da mola.


Video Vigilância
A Vídeo Vigilância é cada vez mais, uma opção útil na segurança dos condomínios. É uma medida preventiva que pode ajudar a diminuir as tentativas de assalto às residências ou às pessoas nas zonas comuns.